Inscrição e normas

 
 
Escolha, abaixo, a modalidade de inscrição 
 
A ficha "Envio do Artigo", exclusiva para enviar o resumo expandido (artigo), ficará disponível até o dia dia 06 de novembro de 2016.
 
 

INSTRUÇÕES GERAIS PARA INSCRIÇÃO

 

Certificados Serão entregues aos ouvintes com no mínimo 75% de participação nas atividades da Mostra Temática de Cinema e no I Ciclo de Comunicações.

 

As inscrições de trabalho encerram no dia 18 de setembro de 2016. Interessados devem enviar trabalhos que versem sobre História, Cinema, Educação e áreas afins. As sessões de simpósios serão definidas após o término das inscrições, quando os coordenadores do evento agruparem por temáticas próximas os trabalhos enviados. Publicaremos no site a lista de simpósios, com seus respectivos resumos, com data, local e horário. Os inscritos também receberão um e-mail com essas informações.  Publicação – O resumo simples e o resumo expandido serão publicados nos Anais do Ciclo de Comunicações do CINEdebate & História, em formato eletrônico, online, no site www.cinedebateuneb.org.
 

Data para envio do artigo completo: 06 de novembro de 2016. 

 

Depois do dia 18 de setembro, enviar artigo via ficha, no menu "Inscrição e normas".

 

 

1. INFORMAÇÕES GERAIS:

 

1.1. A inscrição é gratuita.

1.2. São duas modalidades de inscrição, em duas fichas distintas: Ouvinte e Apresentação de trabalho (comunicação).

1.3. A modalidade de apresentação de trabalho (comunicação), garante ao autor a inscrição como ouvinte (portanto, ele não precisa preencher a ficha de ouvinte).


2. PRAZOS:
 

Inscrição/Modalidade

Período / Prazo

1. Ouvinte

18 de agosto a 06 de setembro 

2. Resumo simples

18 de agosto a 18 de setembro 

Aceite e envio do artigo

Datas

Carta de aceite (divulgação no site)

23 de setembro

Resumo expandido (envio do artigo)

06 de novembro de 2016 (último dia)* 

* Lembramos que o resumo expandido (artigo) pode ser enviado no ato de inscrição do resumo simples.  

 

3. APRESENTAÇÃO DE TRABALHO/COMUNICAÇÃO: RESUMO SIMPLES

 

3.1. Período de inscrição do resumo simples: 18 de agosto até 18 de setembro de 2016.


3.2. As sessões de comunicações acontecerão em dias, locais e horários que serão divulgados após a divulgação das cartas de aceite.

 

a) Com o término das inscrições, e a finalização das comunicações aprovadas, a coordenação do evento sistematizará os resumos por eixos temáticos, nomeando-os por simpósio, e convidará colegas da UNEB/Campus VI e de outras instituições para dirigir os trabalhos.

 

3.3. Limites de vagas – Por questões de ordem logística, este I Ciclo de Comunicações terá um número limitado de inscrições. Serão 30 vagas. Caso o número de inscrições ultrapasse este limite, os membros da Comissão Científica avaliarão os Resumos Simples a partir dos seguintes critérios: relevância científica do tema/originalidade, coerência entre o título e o tema do trabalho e qualidade da escrita (texto claro, bem escrito). 

 

3.4. Cada participante só poderá inscrever um único trabalho.

3.5. Número de autores – Serão aceitos até três autores por trabalho inscrito. Apenas um preenche a ficha (autor principal). Na ficha, tem um campo para indicar os demais autores.

3.6. Na ficha de inscrição, tem um campo para colar o resumo simples no formato word.

 

a) Na ficha de inscrição de apresentação de trabalho (comunicação), tem também um link para enviar o resumo expandido (artigo).

b) Caso o autor não tenha finalizado o resumo expandido, ele terá até o dia 30 de setembro para enviar, usando a ficha Envio de Artigo.

 

FORMATAÇÃO DO RESUMO SIMPLES

 

Formato geral – Enviar apenas em Word. Todo o texto deste resumo deverá ser escrito em espaçamento simples entre as linhas. Dar dois toques na tecla enter para manter o padrão de espaçamento entre cada item do resumo (exceto entre o e-mail e o nome do orientador, separando-os apenas com um toque na tecla enter). As palavras “Resumo” e “Palavras-chave”, escrever em negrito.  Elementos do resumo simples:

 

a) Título – Centralizado em maiúscula e em negrito.

b) Autoria – Nome do autor (em negrito, apenas o nome do autor), que deverá ser seguido de formação acadêmica e/ou da filiação institucional e-mail. Em caso de aluno de graduação ou pós-graduação, ou quando se tratar de trabalho vinculado ao componente de estágio curricular supervisionado, incluir o nome do orientador, na condição de Orientador e não de coautor, a não ser que ele seja realmente um dos autores do trabalho. Posição: alinhar no lado direito da página.

c) Resumo – O resumo deve ter, no máximo, 2.000 caracteres com espaços.

d) Palavras-chave: incluir 3 (três) palavras-chave.

 

Sugestão para o resumo simples (texto) – Deve apresentar os seguintes elementos: objetivo, apresentação do tema/assunto, fontes e metodologia e resultados (parciais ou finais).

 

 

RESUMO EXPANDIDO/ARTIGO: FORMATAÇÃO E ORIENTAÇÃO PARA ELABORAÇÃO DO TEXTO

 

Data para envio do artigo completo: 30 de setembro de 2016. 

 

 

A abertura do resumo expandido será com o resumo simples.

 

FORMATAÇÃO DO RESUMO EXPANDIDO

 

1. Formatação geral

 

1.1. Fonte: Times New Roman, tamanho 12.

1.2. Margens da página: superior e esquerda, 3 cm; inferior e direita, 2 cm.

1.3. Espaçamento entre linhas: 1,5 linhas. Obs.: O espaçamento entre os parágrafos no corpo do texto deve manter o padrão de espaçamento antes/depois 0 pt (ou seja, não deve ter um espaço separando um parágrafo do outro)

1.4. Recuo de parágrafo: a primeira linha de cada parágrafo deve ser recuada em 1,25 centímetros.

1.5. Numeração das páginas: devem ser numeradas, a contar da primeira lauda, no fim da página, lado direito.

1.6. Quantidade de páginas: mínimo de 6 páginas (contando a bibliografia) e máximo de 10. 

 

2. Corpo do texto

 

A abertura do resumo expandido será com o resumo simples.

 

2.1. Elementos/Subtópicos do resumo expandido (artigo) – Abaixo do resumo simples, deverá vir os seguintes itens (cada item, escrever em negrito):

 

a) Introdução (deve ser breve, e conter a justificativa do problema estudado e objetivos);

b) Metodologia (que referencial teórico; apontar fontes; método de analisar as fontes);

c) Resultados e Discussões (apresentação e discussão do tema);

d) Considerações finais;

e) Referências.

 

Observação: Caso o autor queira, ele poderá apresentar o seu artigo em formato padrão, sem seguir os elementos mencionados acima no item 2.1.

 

3. Sistema de citação – Usar a forma autor/data.

 

a) Citação direta – Quando for direta, com frase de até 3 linhas, manter no próprio corpo do parágrafo, entre aspas, sem necessidade de itálico. Caso seja acima de 3 linhas, colocar a frase em parágrafo especial, com recuo de 4 cm da margem esquerda, com fonte tamanho 11. Em ambos os casos, no final da citação colocar a referência citada. Exemplo: (FREIRE, 2016, p. 77).

 

b) Citação indireta – Quando a referência a um determinado autor for feita com suas próprias palavras, ou seja, um resumo da ideia do autor a partir de suas considerações, citar da seguinte forma, sem indicação de página: (FREIRE, 2016).

 

Observações importantes sobre a forma de citar os autores no corpo do texto e na bibliografia final:

 

a) Ao citar os autores no corpo do texto usar sempre o seu nome e sobrenome. Exemplo: Segundo o pesquisador Genilson Silva... (correto). Não escrever: Segundo o pesquisador Genilson... (forma errônea).

 

b) Não abreviar o nome completo do autor na bibliografia final. Exemplo: SILVA, Genilson Ferreira da. (correto). Não escrever: SILVA, G. F. da. (forma errônea).

 

c) Referências – Listar na bibliografia final apenas os autores devidamente citados (direta ou indiretamente) no corpo do texto, por ordem alfabética de sobrenome do autor, seguindo as normas da ABNT – NBR 6023/2012.

 

Nota de rodapé – As notas de rodapé deverão ser usadas no formato “fim de página” e em número sequencial, exclusivamente para citação de documentos e comentários. Não citar ou indicar autores.