IX Edição

 
Tema - "Novas abordagens em História: entre o ensino e a pesquisa"
 
Obs.: Esta edição foi incluída na programação do IV Encontro de História - Novas abordagens em História: entre o ensino e a pesquisa, organizado pelo Colegiado de História da UNEB/Campus VI. As sessões aconteceram no Auditório da UNEB. 
 
 
Programação 
 
 
Sessões de cinema e palestras
 
 
 
a) 11 de novembro de 2009 (quarta-feira) - 13:30h às 17:30h 
 
 
Filme: Linha de passe
Direção: Walter Salles e Daniela Thomas        Gênero: Drama
País: Brasil                     Ano: 2008               Duração: 110 min.
 
 
     
 
 

Sinopse: Reginaldo (Kaique de Jesus Santos) é um jovem que procura seu pai obsessivamente. Dario (Vinícius de Oliveira) sonha em se tornar jogador de futebol mas, aos 18 anos, vê a idéia cada vez mais distante. Dinho (José Geraldo Rodrigues) dedica-se à religião. Dênis (João Baldasserini) enfrenta dificuldades em se manter, sendo também pai involuntário de um menino. Os quatro são irmãos, tendo sido criados por Cleuza (Sandra Corveloni), sua mãe, que trabalha como empregada doméstica e está mais uma vez grávida, de pai desconhecido. Eles precisam lidar com as transformações religiosas pelas quais o Brasil passa, assim como a inserção no meio do futebol e a ausência de uma figura paterna.

 

 
Palestra - "Contexto e perspectivas da retomada do cinema brasileiro: um balanço crítico"
 
Palestrante: Prof. Me. Jairo Carvalho do Nascimento (UNEB/Campus VI)
 
 
 
b) 12 de novembro de 2009 (quinta-feira) - 08:30h às 12:00h
 
 
Filme: Entre os muros da escola
Direção: Laurent Cantet           Gênero: Drama
País: França      Ano: 2008      Duração: 128 min. 
 
 
 

Sinopse: François Marin (François Bégaudeau) trabalha como professor de língua francesa em uma escola de ensino médio, localizada na periferia de Paris. Ele e seus colegas de ensino buscam apoio mútuo na difícil tarefa de fazer com que os alunos aprendam algo ao longo do ano letivo. François busca estimular seus alunos, mas o descaso e a falta de educação são grandes complicadores.

 

 
Palestra - "Diversidade social, cultural e racial no cotidiano escolar"
 
Palestrante: Profa. Me. Zélia Malheiros (UNEB/Campus VI)
 
 
 
c) 13 de novembro de 2009 (sexta-feira) - 08:30h às 12:00h
 
 
Filme principal: Corisco e Dadá
Direção: Rosemberg Cariry         Gênero: Drama/Aventura
País: Brasil        Ano: 1996        Duração: 96 min. 
 
Filme 2: A musa do cangaço (Documentário / Direção: José Umberto / 1982 / 15 min. / P & B)
 

 

Sinopse (Corisco e Dadá) – O Capitão Corisco, cognominado de Diabo Loiro, reputado pela sua crueldade, sua valentia e sua beleza, rapta Dadá, quando esta tinha 12 anos de idade, condenando-a à difícil vida do cangaço. A partir daí, a vida do cangaceiro transforma-se por completo. Ele é um condenado de Deus cujo destino é lavar com sangue os pecados do mundo. Dadá, que a princípio o odiava, vê o companheirismo, entre lutas e dificuldades, transformar-se em amor. É o amor de Dadá que humaniza Corisco e determina sua nova história. A história de um amor impossível, uma visão trágica e fascinante do homem e do sertão.

 

Sinopse (A musa do cangaço) – Visão interna do cangaço feita por Dadá, mulher de Corisco, subtenente do grupo de Lampião. Ela presta um depoimento sobre sua vivência entre os cabras de Lampião, “o rei do cangaço”, destacando sua forma de organização como grupo, o modo de comportamento, a luta pela sobrevivência, os códigos de honra, as táticas de guerrilha aplicadas e os amores dos cangaceiros. O documentário se propõe revelar o papel da mulher e sua participação efetiva nesse fenômeno de luta armada no Nordeste brasileiro.

 

 
Palestra - "As mulheres no cangaço: a saga das guerreiras sertanejas (1928-1949)"
 
Palestrante: Prof. Esp. Carlos Tadeu Melo Botelho (UESB)