Número 1 - Setembro de 2015

 
 
LIVROS
 
 
 
 
Robert Edgar-Hunt, John Marland e Steven Rawle
 
Resumo: O livro explora os meios pelos quais o cinema comunica sentido para o seu público, ajudando o leitor a fazer a transição de um consumidor de filmes para um profissional que utiliza ativamente a linguagem do cinema. A obra analisa as histórias que os filmes contam, os sistemas de sinais que empregam, os contextos interpretativos em que o espectador é convidado a inseri-los e todos os elementos estéticos que contribuem para a imagem cinematográfica. Ao final de cada capítulo, são apresentados estudos de caso em que conceitos-chave são vistos dentro do contexto de um filme específico, ou de uma cena específica (site Livraria Cultura).
 
 
 
 
 
 
 
 
Jairo Carvalho, Josivaldo Pires e Sérgio Guerra Filho
 
Resumo: "Bahia: ensaios de histórias social e ensino de história" consiste em uma coletânea de artigos de professores vinculados a universidades baianas e dedicados ao ensino e a pesquisa sobre a cultura e a história da Bahia. Os ensaios tratam de diversos temas, como escravidão e cultura afro-brasileira, guerra de independência na Bahia, festividades, religião, carnaval, cinema e ensino de História, formação do professor de História e Museologia, dentre outros, com contribuições das mais recentes tendências da Históriografia baiana, constituindo assim em uma oportunidade de leitura da Bahia a partir de diferentes olhares e abordagens. Os colaboradores, em seus artigo promovem o diálogo entre a produção historiográfica e o Ensino de História, debatendo e estimulando novos saberes e novas práticas docentes, dando esta obra um papel importante na divulgação de temas ligados a História da Bahia para estudante e professores da educação básica e do ensino superior. 
 
 
 
André Bazin
 
Resumo: A variedade de temas caros à história do cinema neste volume indica a versatilidade e a generosidade de André Bazin. Com um estilo claro e acessível, ele transita das escolas italiana e soviética ao universo do western e das pin-ups, o que fez com que, merecidamente, tenha se transformado num dos maiores críticos modernos. Considerado um dos maiores críticos do pós-guerra, Bazin produziu a maior parte dos textos reunidos nesse livro no contexto dos cineclubes parisienses, entre 1945 e 1958. Esteve na linha de frente da produção cinematográfica do período e conviveu com diversos cineastas, entre eles os jovens Jean-Luc Godard, Eric Rohmer e François Truffaut. Mais tarde, estes o tomariam como mentor do movimento cinematográfico que iriam criar a partir de suas ideias de que um filme deve representar a visão pessoal de um cineasta; a nouvelle vague (site Livraria Cultura).
 
 
 
 
 
Lilia Moritz Schwarcz e Heloisa Starling 
 
Resumo: Aliando texto acessível, vasta documentação original e rica iconografia, Lilia Moritz Schwarcz e Heloísa Starling propõem uma nova (e pouco convencional) história do Brasil. Nessa travessia de mais de quinhentos anos, se debruçam não somente sobre a 'grande história' mas também sobre o cotidiano, a expressão artística e a cultura, as minorias, os ciclos econômicos e os conflitos sociais (muitas vezes subvertendo as datas e eventos consagrados pela tradição). No fundo da cena, mantêm ainda diálogo constante com aqueles autores que, antes delas, se lançaram na difícil empreitada de tentar interpretar ou, pelo menos, entender o Brasil. A história que surge dessas páginas é a de um longo processo de embates e avanços sociais inconclusos, em que a construção falhada da cidadania, a herança contraditória da mestiçagem e a violência aparecem como traços persistentes. Diverso e plural como o Brasil, o livro tem dez capas com diferentes combinações de cor (site Livraria Cultura). 
 
 
 
Joy Nunes da Silva Barros
 
Resumo: A expansão dos cursos on-line no Brasil é frequentemente caracterizada como um processo de democratização do ensino. No entanto, esse aspecto envolve não apenas a constatação do maior acesso proporcionado por esse meio, mas também lhe atribui uma qualidade moral. Ou seja, a afirmação de que o aumento de oferta de vagas promovido pela educação a distância assinala um movimento democratizante apresenta um juízo moral positivo, visto que 'ser democrático' constitui um valor em nossa atualidade. Esse livro analisa o contexto histórico e social a partir do qual a EAD via internet vem sendo considerada, em documentos oficiais brasileiros, como 'o novo paradigma educacional', como fenômeno surgido no interior da denominada 'sociedade do conhecimento' (site Livraria Cultura). 
 
 
 
 
 
 
Amilcar Araújo Pereira e Warley da Costa (orgs.)
 
Resumo: "Educação e diversidade em diferentes contextos" reúne textos que discutem diversas possibilidades de superação das desigualdades étnico-raciais por meio de lutas contra-hegemônicas travadas nos campos social e educacional. Os artigos que compõem a coletânea estão reunidos em três grupos. O primeiro inclui estudos, pesquisas e ações desenvolvidos na UFRJ, com foco na integração de alunos de origem popular ao contexto universitário. O segundo grupo reúne trabalhos e reflexões desenvolvidos em outras universidades públicas brasileiras sobre esses mesmos temas, devendo-se destacar uma experiência com estudantes indígenas na tríplice fronteira (Paraguai, Brasil e Argentina). Finalmente, o terceiro grupo engloba estudos realizados no Equador, em Cabo Verde, na França e nos Estados Unidos (site Editora Pallas).
 
 
 
 
 
 
 
Marcelo Ikeda
 
Resumo: Baseado em extensa pesquisa, este livro traça um panorama das políticas públicas - sobretudo as cinematográficas - para o setor audiovisual brasileiro, compreendendo uma fase que vai de 1990 a 2010. Assim, a obra busca relacionar as mudanças nas políticas culturais com as próprias transformações sofridas pelo Estado brasileiro. Mas não só: oferece uma ampla compilação - ilustrada por tabelas e gráficos - de dados sobre a captação de recursos incentivados e sobre a performance dos filmes brasileiros em diferentes mercados. E, no epílogo, aborda as políticas audiovisuais no governo atual e faz previsões para os próximos anos. Destinado a estudantes de Comunicação, Cinema e Audiovisual, bem como a profissionais da área, estudiosos e pesquisadores (site Livraria Cultura). 
 
 
 
 
 
 
 
FILMES
 
 
 
 
 
Direção: Gustavo Taretto       Gênero: Comédia 
 
País: Argentina    Ano: 2014    Estreia: 13 de agosto de 2015    Duração: 102 min. 
 
Sinopse: Buenos Aires, dezembro de 1995. Seis amigas e companheiras de aula de salsa compartilham do mesmo sonho: passar duas semanas de férias no Caribe. Porém, a realidade econômica das garotas não as permitem sair do terraço de um prédio no meio da cidade, onde se encontram toda semana para tomar sol. 
 
Elenco: Carla Peterson, Violeta Urtizberea, Luisana Lopilato, Maricel Álvarez, Elisa Carricajo, Marina Bellati.
 
Facebook: clique aqui
 
 
 
 
 
 
Direção: Jorge Furtado            Gênero: Drama
 
País: Brasil    Ano: 2015 (estreia: 06/08/2015)      Duração: 85 min. 
 
Sinopse: A história de João, um fotógrafo que procura potenciais candidatas a modelo em cidades do interior do Rio Grande do Sul. João, depois de muitos testes, encontra uma jovem de rara beleza, Maria. Ele conhece Anita, mãe de Maria, e se apaixona por ela. Anita é casada com um homem 30 anos mais velho, Pedro, que está quase cego. João faz uma nova sessão de testes com Maria e confirma a proposta: Maria é a escolhida. (site Globo Filmes). 
 
Elenco: Vladimir Brichta, Adriana Esteves, Francisco Cuoco e Vitória Strada.
 
Site Globo Filmes: clique aqui.
 
 
 
 
Direção: Gregório Graziosi         Gênero: Drama
 
País: Brasil       Ano: 2014 (estreia: 13/08/2015)        Duração: 80 min.
 
Sinopse: Na populosa cidade de São Paulo, um jovem arquiteto envolvido na construção de seu primeiro grande projeto, testemunha a descoberta de um cemitério clandestino no terreno que pertence a seus ancestrais. Questionando seu passado e origens, ele entra em conflito com sua consciência, herança familiar e com a memória da cidade que retorna à superfície.
 
Elenco: Irandhir Santos, Júlio Andrade e Lola Peploe. 
 
Facebook: clique aqui
 
Resenha do filme: clique aqui.
 
 
 
 
 
Direção: Ronit Elkabetz e Shlomi Elkabetz       Gênero: Drama
 
País: Israel/França/Alemanha     Ano: 2014 (estreia: 20/08/2015)       Duração: 115 min.
 
Sinopse: Em Israel, não há casamento civil, nem divórcio. Apenas os rabinos podem legitimar um casamento ou sua dissolução. Mas essa dissolução só é possível com pleno consentimento do marido, que, no final, tem mais poder do que os rabinos. Viviane Amsalem luta há três anos para recuperar sua liberdade e dignidade através do divorcio, mas o marido Eliseu não concorda com essa decisão.
 
Elenco: Ronit Elkabetz e Simon Abkarian. 
 
 
 
 
 
 
 
 
Direção: Kiko Goifman        Gênero: Drama
 
País: Brasil      Ano: 2013 (estreia: 27/08/2015)      Duração: 85 min. 
 
Sinopse: Dois homens vivem no mesmo apartamento: Eric, de 76 anos e Élvio, de 43. Em um cenário no qual o mundo lá fora parece não existir, sobram provocações. Até que, subitamente, surge um estranho objeto do apartamento de baixo e tudo se modifica.
 
Elenco: João Miguel e Jean-Claude Bernardet.