Guia Didático de Filmes

 

Este Guia Didático de Filmes serve como base de apoio à prática docente dos professores de História, orientando-os, sobretudo, na seleção de filmes para serem usados nas atividades da disciplina. Oferecemos uma lista com dezenas de filmes, organizados por Áreas e Eixos Temáticos (clique nos links abaixo):

 

a) Áreas - História do Brasil (Colônia, Império e República) e História Geral (Antiguidade, Período Medieval, Moderna, Contemporânea e América);

b) Eixos Temáticos - Escravidão e Racismo e Guerra.

 

As Áreas e os Eixos temáticos estão organizados por ano de produção e/ou lançamento do filmePara boa parte dos filmes, apresentamos uma breve sugestão didática de como usá-los na sala de aula e conceitos que podem ser trabalhados a partir deles. Não obstante, para um bom desempenho do professor nas aulas, alguns cuidados metodológicos são indispensáveis:

 

FUNDAMENTOS BÁSICOS DE COMO UTILIZAR UM FILME EM SALA DE AULA: ALGUNS PASSOS IMPORTANTES PARA O TRABALHO DOCENTE

 

a) PREPARAÇÃO DA AULA

 

1º Passo – SELECIONAR O FILME: de acordo com o conteúdo da matéria, numa dada unidade programática da disciplina, e a faixa etária dos alunos.

 

2º Passo – ASSISTIR AO FILME ANTES DE USÁ-LO: para conhecer a obra cinematográfica e estabelecer critérios para o plano de aula (estratégias de ensino, conceitos que serão trabalhados etc.). Essa parte é importante, porque nela o professor vai optar por exibir o filme na íntegra ou parte dele, de acordo com os objetivos delineados no plano de aula.

 

3º Passo – ELABORAR UM PLANO DE AULA: o próximo passo é escrever o plano da aula, expondo os conceitos, os objetivos, a metodologia, incluindo um roteiro de discussão do filme, e a avaliação.

 

4º Passo – PRECAUÇÃO TÉCNICA: verificar na escola, com antecedência, se os equipamentos (TV, aparelho de DVD, data show) estão em perfeitas condições de serem usados, para que não ocorra nenhuma surpresa desagradável no dia da aula;

 

b) EXECUÇÃO DA AULA

 

5º Passo – APRESENTAÇÃO DO PLANO DE AULA: entregar o planejamento aos alunos (deve conter a sinopse do filme e um roteiro para discussão); fazer um breve comentário da obra a ser exibida.

 

6º Passo – EXIBIR O FILME: de acordo com o planejamento, exibir-se-á o filme na íntegra ou partes da obra; o professor não deve se ausentar da sala. Essa atividade não deve ser encarada como uma distração, em que professores usam filmes para ocupar o tempo de suas aulas, mas sim como uma oportunidade de construir conhecimento, um saber histórico escolar. 

 

7º Passo – PROMOVER O DEBATE: mediar à discussão entre o filme e o roteiro. Este é um momento importante do trabalho com filmes ou documentários. O professor precisa ter um conhecimento básico da linguagem cinematográfica para ajudá-lo na hora da análise crítica dos filmes e na orientação aos alunos. Por isso, vale a pena consultar na internet sites de introdução ao cinema ou comprar livros da área.

 

8º Passo – USAR OUTRA FONTE (FACULTATIVO): articular a discussão do filme usando outro tipo de fonte (música, matéria de jornal, fotografia etc.). Pode tornar a aula muito mais dinâmica e elucidativa.

 

Links para consulta:

 

 A linguagem cinematográfica: algumas noções (clique aqui) 

Cinema e História: uma bibliografia introdutória (clique aqui)

 

 

_________________________________

 

Prof. Dr. Jairo Carvalho do Nascimento (UNEB/Campus VI)

Coordenador do CINEdebate

 

Contato

CINEdebate & História Universidade do Estado da Bahia
UNEB/Campus VI - DCH
Av. Contorno, S/N, São José
CEP:46.400-000 Caetité-BA
(77) 3454-2021 / Ramal: 209
E-mail: preencha o campo abaixo