Aniversário do CINEdebate & História: 13 anos (números do projeto)

28/07/2019 19:17

 

O CINEdebate & História completa hoje 13 anos de projeto na UNEB. Em 28 de julho de 2006, aconteceu a primeira sessão de cinema, com o filme brasileiro “O assalto ao trem pagador”, comentado pelo professor Genilson Ferreira da Silva (UNEB/Campus VI).

 

Nesse período, o projeto ampliou seus horizontes: começou com uma proposta de exibição de filmes e oferta de palestras/debates, chegou a lançar uma revista eletrônica, Crítica & Debates (dois números publicados), e hoje tem um site e um canal no YouTube, produz e divulga conhecimento. 

 

Cartaz, clique aqui: imagem ou PDF!

 

Abaixo, números do projeto nesses 13 anos:  

 

a) Filmes exibidos

67 filmes – 43 longas-metragens + 24 curtas

 

b) Quantidade de palestras

45 palestras (professores da UNEB, UESC, UESB, UFBA, etc.)

 

c) Quantidade de ouvintes nas edições temáticas de cinema (14 edições)

2.000 ouvintes

 

d) Carga horária em certificados

300 horas

 

e) Minicursos oferecidos: dois (2) 

1. Western, sertão e mímese: do bang-bang hollywoodiano ao 'faroeste brasileiro'  -  Prof. Me. Clédson Luciano Miranda dos Santos (UESB)         

2. O cinema baiano no contexto do cinema novo -  Prof.ª Me. Izabel de Fátima Cruz Melo (Filmografia Baiana/Salvador)

 

f) Doação de filmes para a Biblioteca Belma Gumes (UNEB/Campus VI), entre 2007 e 2018:

214 filmes (entre longas-metragens e curtas) - Entre esses filmes, tem o Box Caixa “Bahia – 100 anos de cinema” (Longas e Curtas) - 30 filmes (11 Longas / 13 Documentários / 6 Curtas), e o Box “Memória em 5 minutos” (curtas / 84 filmes)


g) Doação da Coleção Revista Filme Cultura

A coleção foi doada ao CINEdebate por Esmon Primo, da Secretaria Municipal de Cultura de Vitória da Conquista – BA, em agosto de 2011. O CINEdebate doou para a Biblioteca Belma Gumes. A revista Filme Cultura circulou entre 1966 e 1988. Nessa edição histórica, capa dura, em cinco volumes, que reuniu 48 edições do período, com 4 mil páginas, está parte da história do cinema brasileiro, em diversas matérias, entrevistas, ensaios, crítica de filmes etc.

 

h) Criação do Canal no Youtube, com o Programa Perspectiva: 3 entrevistas publicadas:

 

Perspectiva 03 - Entrevista com Carlos Zacarias F. de Sena Júnior (Tema: Nova História Política)

Historiador. Professor do curso de História e do PPGH (UFBA)

 

Perspectiva 02 - Entrevista com Sérgio Guerra (Tema: Canudos)

Historiador. Professor do curso de História (UNEB/Campus I)

 

Perspectiva 01 - Entrevista com Carlos Tadeu Melo Botelho (Tema: Cangaço)

Historiador. Professor aposentado (UESB)

 

i) Criação de Grupo de Pesquisa no CNPq, vinculado ao projeto:

Cinema, História e Educação: teoria e mediação pedagógica

 

Ampliação do acervo bibliográfico do site – CINEdebate & História

 

Os menus do site foram redimensionados, com novos conteúdos, ampliando o acervo bibliográfico à disposição de pesquisadores (estudantes de graduação e pós-graduação).

 

Nos menus “Banco de Livros & Teses” e “Ensino de História”, incluímos centenas de livros, dissertações/teses e artigos. Foram quase 250 obras cadastradas no acervo do site (biografias de atrizes/atores, roteiros de cinema, livros de cinema, história e educação). No menu “Revistas”, ampliamos a quantidade de indicações: são quase 100 revistas indicadas, das áreas de cinema, história e educação. No menu “Vídeos”, incluímos mais de 20 obras audiovisuais.

 

O CINEdebate & História, em nome da sua coordenação e equipe de monitores, agradece as pessoas e instituições que, ao longo desses 13 anos, apoiaram e apoiam o projeto: aos reitores da UNEB, a Web.TV UNEB, aos (as) diretores (as) do DCH/Campus VI, aos (as) coordenadores (as) do Colegiado de História e do NUPE, a Casa Anísio Teixeira, a Rádio Educadora FM de Caetité , aos (as) professores (as) do curso de História (DCH/Campus VI) e aos (as) alunos (as) do curso de História e demais licenciaturas da UNEB/Campus VI, e aos (as) diretores (as) e professores (as) das escolas de Caetité. Nossos sinceros agradecimentos!     

 

Maiores informações:

E-mail: cinedebate.uneb6@gmail.com     Tel.: (77) 3454-2021    Ramal 209