Chamadas para publicação de artigos (revistas/dossiês) - Editais abertos

21/04/2020 22:05

 

O CINEdebate & História divulga quatro chamadas para submissão de artigos em dossiês, em revistas nas áreas de História e Educação. Para maiores informações, acessar o site das revistas (clique no título das revistas). Divulgamos, ao final dessa matéria, o novo Qualis da Capes, com nova classificação/notas (2017-2020).

 

EM TEMPO DE HISTÓRIAS (Qualis A4)

Programa de Pós-Graduação em História

 

Dossiê – “Dinâmicas das relações raciais nas diásporas africanas em perspectiva interseccional

Ementa – “[...] o dossiê “Dinâmicas das relações raciais nas diásporas africanas em perspectiva interseccional” tem como proposta reunir trabalhos que abordem temas relacionados às dinâmicas interseccionais de relações de raça nas diásporas africanas, bem como seus desdobramentos no campo do ensino e da educação, em espaços formais e não formais. Espera-se receber artigos resultantes de pesquisas empíricas subsidiadas por abordagens teóricas pós-coloniais, decoloniais e feministas negras” (texto da revista).

Prazo: 22/05/2020

 

PROJETO HISTÓRIA (Qualis A3)

Programa de Estudos Pós-Graduado em História da PUC-SP

 

Dossiê – “Fronteiras, sertões e território

Ementa – “Este dossiê tem por objetivo reunir um conjunto de trabalhos que discutam e articulem as escorregadias e movediças categorias de fronteiras, dos sertões e do território a partir de abordagens interdisciplinares. Interessa-nos receber contribuições de profissionais de diferentes perspectivas teóricas e temáticas, de diversas regiões do país e do exterior, bem como abordem múltiplos período históricos. Os significados de “fronteira”, “sertão” e “território” não são unívocos. Logo se impõe a tarefa de refletir sobre discursos e práticas que conferem sentidos e servem de base para disputas territoriais e a constituição de novas fronteiras. Cada uma delas, analisadas isoladamente ou em conjunto, segue sendo discutida no universo acadêmico como objetos dos mais diversos âmbitos das ciências humanas no esforço de interpretar o Brasil e sua formação histórica, bem os outros países das Américas” (texto da revista).

Prazo: 30/06/2020

 

REVEDUC (Qualis A2)

Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos 

 

Dossiê – “Consequências do bolsonarismo sobre os direitos humanos, a educação superior e a produção científica no Brasil

Ementa – “O dossiê “Consequências do bolsonarismo sobre os direitos humanos, a educação superior e a produção científica no Brasil” pretende analisar aspectos diversos dos impactos recentes sobre a educação superior brasileira, podendo incidir sobre as seguintes temáticas, dentre outras: a política econômica e financiamento; as configurações da educação superior na atualidade e tendências em construção; as práticas de avaliação e novos indicadores; o trabalho nas instituições de educação superior; o acesso, permanência e evasão dos estudantes; a produção de conhecimento; a educação superior do campo; a educação profissional e tecnológica e os direitos humanos” (texto da revista).

Prazo: 15/07/2020

 

PERCURSOS (Qualis B3)

Revista do Centro de Ciências Humanas e da Educação (FAED/Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC)

 

Dossiê – “Utopias e distopias na contemporaneidade

Ementa: Texto não encontrado.

Prazo: 04/07/2020

 

Novo Qualis da Capes - 2017-2020 (clique aqui).