Exibição de filmes em evento do Colóquio do Museu Pedagógico (UESB/2015)

12/10/2015 10:56

 

Dentro da programação do XI Colóquio Nacional e IV Colóquio Internacional do Museu Pedagógico, evento que acontecerá entre os dias 14 e 16 de outubro de 2015, em Vitória da Conquista, acontecerá exibições de filmes, documentários e curtas. Abaixo, dois filmes que serão exibidos:

 

"Calabouço, 1968: um tiro no coração do Brasil"

 

"Calabouço, 1968: um tiro no coração do Brasil" é um documentário do diretor Carlos Pronzato. Pronzato participará da exibição, apresentando e debatendo o filme. 

 

Sinopse: Em 28 de março de 1968, a ditadura civil-militar de 1964, através da Polícia Militar do Rio de Janeiro invadiu o Restaurante Central dos Estudantes, conhecido como Calabouço, assassinou brutalmente o jovem estudante Edson Luis de Lima Souto com uma bala no coração. O assassinato serviu como o estopim que desencadeou uma onda de protestos e indignação em todo o país, culminando com a histórica "Passeata dos 100 mil". O documentário relata os fatos históricos com depoimentos comoventes dos protagonistas da época e resgata um dos episódicos mais dramáticos e simbólicos como parte das memoráveis lutas travadas pelo movimento estudantil contra o regime militar.

 

O filme será exibido no dia no dia 15 de outubro (quinta-feira), às 17:00h, no Centro de Documentação do Museu Pedagógico - UESB. Trailer do filme: clique aqui.

 

Filme - "A batalha das colheres"

 

No dia 16 de outubro (sexta-feira), no Teatro Glauber Rocha, na UESB, às 15:00h, será exibido o filme "A batalha das colheres". O filme foi dirigido por Fabiana Leite, com roteiro de Juliana Leite. "A batalha das colheres" foi selecionado pelo Edital Carmem Santos de Cinema de Mulheres, do Ministério da Cultura, em 2013. 

 

Sinopse: Após ser abandonado por Francisca, Salomão projeta contra ela uma vingança cruel e em seguida parte para um lugar distante onde pretende tocar a vida impunemente, ao lado de outra mulher. Ele só não esperava que bem ali, naquele pequeno vilarejo, um “lugar sem lei”, poderia ser confrontado pelos seus atos.

 

Após a exibição, a roteirista Juliana Leite debaterá o filme. 

 

"A batalha das colheres" é uma boa referência para discussão da Lei Maria da Penha e das relações sociais de gênero.   

 

Para maiores informações sobre o filme, clique aqui. Trailer do filme, clique aqui

 

Para maiores informações do evento, clique aqui