Filme "Marighella", de Wagner Moura, estreia, no Brasil, em 14 de maio de 2020

28/01/2020 15:20

 

Marighella, primeiro filme dirigido pelo ator Wagner Moura, estreará comercialmente no Brasil em 14 maio de 2020. É uma cinebiografia de Carlos Marighella, político e guerrilheiro que lutou contra a ditadura militar no Brasil. Papel interpretado pelo cantor e ator Seu Jorge.

 

Inicialmente, estava previsto para ser lançado no dia 20 de novembro de 2019, dia da consciência negra. No entanto, o filme foi suspenso dois meses antes, em setembro, em virtude da produtora O2 não ter cumprido todos os tramites legais junto a ANCINE.

 

O filme tem tido uma carreira internacional interessante, participando de diversos festivais de cinema: foi exibido no Festival de Berlim, em fevereiro de 2019, com boa recepção de público; participou também do Festival do Cinema Brasileiro de Paris, do Sydney Film Festival (Australia), Santiago Festival Internacional de Cine, e do Bari Film Festival (Bifest/Itália). Neste último, no Bifest/Itália, Seu Jorge recebeu o prêmio de Melhor Ator.

 

Embora existam impasses burocráticos, segundo matérias publicadas na grande mídia impressa, fica a pergunta: a situação poderia ter sido melhor conduzida e o filme lançado em novembro de 2019, caso a ANCINE não estivesse com sérios problemas de condução institucional e se o filme não fosse sobre um guerrilheiro de esquerda?  

 

Trailer do filme: Marighella (clique aqui)