Chamada de artigo - Dossiê “As histórias de vida: pesquisa e ensino de História”

25/08/2023 08:39

 

A Revista Crítica Histórica, periódico do Programa de Pós-Graduação em História da UFAL, abriu chamada de publicação de artigos com o dossiê “As histórias de vida: pesquisa e ensino de História”.

 

Há tempos, as narrativas biográficas em variados gêneros têm atraído a atenção da história. No entanto, o recente enfoque subjetivo, conhecido como "guinada subjetiva", intensificado nas últimas décadas por debates, tem direcionado nosso olhar não apenas para indivíduos anteriormente negligenciados pela história, mas também para a aplicação dessas narrativas no aprimoramento do ensino histórico.

 

Nesse contexto, o objetivo deste dossiê é explorar os diversos formatos e usos das narrativas de vida no ensino de história. A proposta envolve examinar as "grafias de vida" (biografias, autobiografias, cartas, diários, entrevistas) sob uma perspectiva conceitual. A intenção é gerar reflexões sobre como essas narrativas podem contribuir para a construção do conhecimento histórico na academia e na Educação Básica. O dossiê busca artigos que explorem as formas contemporâneas de narrativa e diálogo, centrando-se na utilização do aspecto biográfico para o ensino e redação histórica. Nessa abordagem, enfatizamos que a escrita, assim como o ensino e a aprendizagem, possui um caráter político, conforme Grada Kilomba destacou (2019). Portanto, este dossiê oferece um espaço para compartilhar trabalhos que exploram vidas historicamente e/ou socialmente marginalizadas, como mulheres, negros, homossexuais e indígenas. O objetivo é refletir sobre como as histórias de vida desses indivíduos podem enriquecer a pesquisa e o ensino de história.

 

As submissões devem ser enviadas até 15 de outubro de 2023 através do sistema da revista.

 

Organizadoras do dossiê:

 

Dra. Andréa Camila de Faria Fernandes (UERJ)

Dra. Claudia Patrícia de Oliveira Costa (SEEDUC-Rio)

 

Maiores informações:

Site: Revista Crítica Histórica (ISSN 2177-9961)

Equipe editorial: Luana Teixeira (UFAL) luateixeira1@yahoo.com.br

 

_______

 

Texto: Pâmela Souza

Bolsista/Monitora do CINEdebate & História