CINEdebate & História promove sessão de cinema especial em escola de Igaporã (BA)

19/05/2023 18:13

 

Clique na imegem CINEdebate na Escola promoverá uma atividade cultural para alunos do Ensino Médio do Colégio Estadual de Igaporã - Tempo Integral (CEIGA), no dia 01 de junho de 2023, às 19:00. Consistirá numa sessão especial de cinema, com dois filmes que abordam a Independência da Bahia, Sol da Bahia (2021), de Orlando Senna e O corneteiro Lopes (2003), de Lázaro Faria.

 

Na sequência, o Prof. Dr. Jairo Carvalho do Nascimento (UNEB/Campus VI) irá proferir uma palestra, analisando os dois filmes e a leitura cinematográfica da história produzida por eles, ou seja, o tema da independência da Bahia visto a partir da narrativa do cinema.

 

Este evento, antes agendado para acontecer nas dependências da escola, será realizado no Auditório da Câmara de Vereadores, a convite de Waldir Barros, professor de História da escola e Presidente da Câmara.

 

A proposta foi construída entre o CINEdebate e o diretor do Colégio Estadual de Igaporã, Tiago Alencar de Aquino Alves, e visa atender projeto da escola em torno das comemorações do Bicentenário da Independência da Bahia, além de estreitar as relações institucionais, do ponto de vista educacional e cultural, entre a escola e a UNEB.

 

O CINEdebate na Escola é uma ação do CINEdebate & História, projeto de pesquisa e extensão vinculado ao Departamento de Ciências Humanas, da Universidade do Estado da Bahia (UNEB/Campus VI), Caetité (BA), criado em julho de 2006 e coordenado pelo professor Jairo Carvalho do Nascimento.