IX Congresso Baiano de Pesquisadores(as) Negros(as): valorizando saberes ancestrais afrodiásporicos em ecologia - aquilombamentos da mata à caatinga

17/05/2023 15:48

 

O Campus XIV, da Universidade do Estado da Bahia, em Coité, sediará o IX Congresso Baiano de Pesquisadores(as) Negros(as), entre 26 e 28 de julho, com o tema "Aquilombamentos da Mata à Caatinga: Linguagens, Memória, Ciências e Artes". O evento é promovido pela Associação de Pesquisadores(as) Negros(as) da Bahia (APNB), em parceria com o Departamento de Educação da universidade.

 

O congresso tem como propósito central fomentar discussões transdisciplinares sobre a implementação de políticas públicas voltadas para o bem-viver e a valorização dos saberes ancestrais afrodiaspóricos. Através dessa perspectiva, busca-se destacar a importância desses conhecimentos para a construção de uma sociedade mais justa, equitativa e sustentável.

 

Durante os três dias de evento, pesquisadoras e pesquisadores de diversas universidades e instituições baianas se reunirão para debater e compartilhar conhecimentos sobre a ecologia dos saberes ancestrais afrodiaspóricos. A programação inclui palestras, mesas-redondas, apresentações de trabalhos científicos e atividades culturais, promovendo o diálogo entre diferentes áreas do conhecimento.

 

Os interessados em participar do IX Congresso Baiano de Pesquisadores(as) Negros(as) podem se inscrever através do site oficial do evento. A participação é aberta a pesquisadores(as), estudantes, profissionais e demais interessados(as) que desejam contribuir para o fortalecimento dos saberes afrodiaspóricos e o avanço da equidade racial na academia e na sociedade em geral.

 

Site para inscrição: https://sites.google.com/view/ixcbpn