O projeto / Coordenação

 
 

COORDENAÇÃO - COORDENADOR GERAL 

 

Prof. Dr. Jairo Carvalho do Nascimento (UNEB/Campus VI)

Currículo lattes: clique aqui

 

Doutor em História Social pela UFBA (2015). Mestre em História Social (UFBA/2004). Graduação em Licenciatura Plena em História (UESC/2001). Atualmente é Professor Assistente, com Dedicação Exclusiva, da Universidade do Estado da Bahia (UNEB/Campus VI - Caetité/BA), desde outubro de 2005, atuando nas disciplinas de Estágio Supervisionado em História e Laboratório do Ensino de História. Foi Professor Substituto na Universidade Estadual de Santa Cruz (2003-2005), lecionando Metodologia e Prática do Ensino de História, Estágio Supervisionado em História e Monografia. Atua principalmente nos seguintes temas: Linguagens e documentos no ensino de História, Cinema e História, Historiografia de Canudos, Cangaço e História do cinema brasileiro. Autor dos livros: “José Calasans e Canudos: a história reconstruída” (EDUFBA, 2008, 200 p.), "Bahia: ensaios de História Social e ensino de História" (EDUNEB, 2014, 318 p.), "Pesquisas em História e Educação: ensino de História, literatura e cultura audiovisual" (CRV, 2017, 218 p.) e "Erotismo no cinema brasileiro: a pornochanchada em perspectiva histórica" (CRV, 2018, 158 p.). Outras produções bibliográficasclique aqui

 
Equipe de pesquisadores / Equipe técnica: 
 
Eduardo de Lima Leite 
Jairo Carvalho do Nascimento 
 
 
Equipe de monitores (as): 
 
Abner Callebe Oliveira Lima
Manoel Lucas Santos Souza
Sâmila Rodrigues da Silva Lopes

 

O PROJETO 

 

CINEdebate & História é um projeto de extensão e pesquisa vinculado ao Departamento de Ciências Humanas da UNEB/Campus VI. Foi criado no segundo semestre de 2006. A ideia central do projeto surgiu na perspectiva de promover debates em torno de temas específicos extraídos dos filmes, com o oferecimento de edições temáticas de cinema. Esses temas são, na verdade, os elementos geradores que promovem o debate, à luz da teoria e da pesquisa histórica. A primeira sessão ocorreu no dia 28 de julho de 2006, com o filme O assalto ao trem pagador; o tema da palestra nesta sessão foi o “Mito da democracia racial e o negro na sociedade”, proferida pelo Prof. Genilson Ferreira da Silva (UNEB/Campus VI).

 

O CINEdebate & História é, fundamentalmente, um espaço de produção de conhecimento que associa a crítica cinematográfica ao debate histórico, visando atingir o conhecimento da história a partir do cinema, e do cinema pela história. A razão principal que norteia o CINEdebate é a incorporação do cinema no debate acadêmico e no cotidiano escolar de Caetité e região. Em outras palavras, incorporá-lo em dois espaços sociais: na UNEB, para discutir a relação cinema/história a partir de exibições e discussões de filmes e desenvolvimento de projetos de pesquisa; e nas escolas de Caetité e região, inserir pedagogicamente, de forma coerente, o cinema e o vídeo na prática cotidiana do professor.

 

O projeto nasceu, basicamente, com um público-alvo específico: estudantes da UNEB/Campus VI, estudantes do Ensino Médio e professores da rede de ensino da Educação Básica de Caetité e região. Hoje, com a criação do novo site do projeto, esse público alvo se amplia para estudantes e professores de todos os níveis de ensino, outros pesquisadores e cinéfilos de modo geral, pois o seu alcance, via rede e mídias sociais, é muito maior.   

 

Com o tempo, o projeto foi incorporando novas ações, como a criação da primeira versão do site, em 2009, a criação da revista eletrônica Crítica & Debates, em 2010, e do CINEinforme (informativo eletrônico), em 2012. E em setembro de 2015, lançamos esta nova versão do site, mais dinâmico e informativo. Nesta nova fase, alteramos o nome do projeto, antes denominado “CINEdebate”, e agora incorporamos o termo “História”, para caracterizar e identificar essa relação do cinema com o campo da História.  

 

Uma ação recente foi a ciração do programa Perspectiva no YouTube. O programa tem por objetivo realizar entrevistas, debates e apresentar informações de conteúdo historiográfico e cultural. O campo de interesse do programa é formado pelas áreas de História, Educação e Cinema. As entrevistas são publicadas também no formato DVD (Digital Video Disc). Entregamos gratuitamente cópias do programa em DVD para escolas de Caetité e de outras cidades da Bahia.

 

Novas ações surgirão brevemente, de projetos e atividades em outras instiuitções da região.  

 

Objetivos

 

1. Desenvolver atividades e ações relacionadas ao cinema, no campo da pesquisa e do ensino, incorporando essa linguagem ao debate acadêmico na UNEB e no cotidiano das escolas de Caetité e região;

2. Promover a ampliação do acervo de documentários e filmes da Biblioteca do Campus VI (UNEB);

3. Incentivar, a partir das ações previstas no projeto, a criação permanente de um grupo de estudo interdisciplinar sobre cinema na comunidade de Caetité;

4. Contribuir para o desenvolvimento e a ampliação das atividades culturais e do programa de extensão da UNEB, reforçando sua contrapartida social para a região de Caetité.

 

Principais ações

 

1. Oferecer edições temáticas de cinema, com sessões de filmes seguidas por palestras e debates;

2. Publicar, periodicamente, textos informativos, impresso ou em versão online, sobre o campo do Cinema, da História, da Educação e área afins;

3. Manter e atualizar o site do projeto;

4. Promover pesquisas que relacionem, teórica e metodologicamente, o cinema aos campos da História e Educação;

5. Desenvolver propostas de trabalho com o uso de linguagens e documentos na sala de aula, arquivamento, produção e difusão de videos nas escolas de educação básica da Bahia.

 
 

Metodologia das Edições Temáticas (sessões de cinema)

 

As sessões e palestras ocorrem na sala de cinema da Casa Anísio Teixeira, das 19:00h às 23:00h. Os filmes são exibidos e, em seguida, um professor especialista discute a temática da palestra, previamente definida pela coordenação do evento. Do ponto de vista metodológico, a dinâmica utilizada para conduzir os debates é a organização de mesas-redondas, compostas por dois membros: o coordenador do projeto e um convidado para cada filme, na condição de palestrante, um “especialista” no tema gerador. Quanto a sua organização interna, as sessões seguem as seguintes etapas:

 

1ª - Apresentação do filme – Consiste em apresentar, antes de cada projeção, elementos gerais do filme, sua ficha técnica, sinopse e outras informações (tempo previsto: 10 min.)

2ª - Projeção – É a exibição, propriamente dita, do filme (tempo previsto: 110 min.)

3ª - Exposição dos temas geradores – Consiste no momento da apresentação e da discussão, por parte do palestrante, do tema gerador da palestra, buscando convenientemente articular o tema com a obra cinematográfica (tempo previsto: 25 min.)

4ª - Debate – Espaço final, aberto a participação do público para perguntas, acréscimos e críticas. (Tempo previsto: 35 min.)

 

Contato


Universidade do Estado da Bahia (UNEB/Campus VI)
Departamento de Ciências Humanas
Av. Contorno, S/N       CEP: 46.400-000
Caetité - BA
 
Tel.: (77) 3454-2021     Ramal: 209

E-mail: atendimento.cinedebateuneb6@gmail.com